As vantagens do raio X digital.

A radiografia digital se baseia nos mesmos princípios de emissão de raios-X e de sua interação com o organismo humano. A diferença está apenas em como os raios que atravessam a matéria serão capturados e processados de modo a gerar a imagem. Nesse caso, não há a necessidade do uso de placas de filme ou do processo de revelação.

Sendo superior em relação à nitidez, ao contraste, aos detalhes e à diferenciação de densidades, a imagem gerada pelo sistema digital exige uma exposição menos rigorosa à radiação do que a radiografia convencional. E só isso já reduz os riscos do exame para o paciente, além de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para o técnico. Fora isso, como a imagem é imediatamente gerada no computador, pode ser rapidamente encaminhada para o médico radiologista. Esse profissional logo emite o laudo para um especialista remoto ou para o médico responsável pelo paciente dentro da instituição, que já pode então diagnosticar e iniciar o tratamento adequado, trazendo assim maior agilidade e eficiência a todo o processo de cuidado.

Toda essa mobilidade do arquivo digital da radiografia é facilitada ainda pelo Sistema Digital de Arquivamento e Comunicação (PACS) integrado ao Radiology Information System (RIS), utilizado em todo o mundo pelos serviços da área médica, seguindo os padrões de qualidade estabelecidos pelo Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM). Assim, a instituição economiza no quesito tempo de processamento e transporte, ganhando produtividade.