Quem tem gengivite sabe o quanto essa inflamação incomoda, não se consegue escovar os dentes direito, porque há dor e sangramento, sem falar no mau hálito e na gengiva avermelhada que indica o grau da inflamação.
Com um rápido exame clínico no consultório do dentista é capaz de diagnosticar se você tem ou não doença periodontal, mas nem sempre se pode analisar a gravidade da doença a olho nu. E é ai que o raio X entra como aliado do diagnóstico e da escolha do melhor tratamento para cada caso.
Pois só a radiografia é capaz de mostrar quando a estrutura bucal apresenta o esfumaçamento e uma quebra na continuidade da lâmina dura na face mesial e distai do septo interdentário são descritos como as primeiras alterações radiográficas na periodontite. Isto resulta da extensão da inflamação da gengiva para o interior do osso, do aumento associado dos canais vasculares e de uma redução do tecido calcificado na margem do septo.
Por isso a importância de visitar regularmente o dentista e de fazer a profilaxia, um tipo de limpeza dental mais profunda, só a ação preventiva é eficaz para evitar essa doença.