A radiografia em crianças é um assunto delicado, pois nem sempre elas cooperam na hora do exame, e maneira como o profissional a conduz é de extrema importância tanto para dar confiança a criança, como ao responsável dela.
A primeira ação a se fazer é familiarizá-la com o equipamento de raio-X, explicando o procedimento com uma linguagem adequada. Geralmente é útil explicar que ele vai apenas tirar uma fotografia do dente dela, e mostrar outras imagens de radiografias para que ela possa entender o que vai acontecer, já que o equipamento de raio-X por si só é grande e diferente ao olhar infantil e pode acabar despertando medo na criança.
É preciso estar atento para quem vai posicionar o filme na boca da criança, se é ela mesma ou um adulto, e ser o mais breve possível, pois o filme na boca incomoda e pode até aumentar as chances de vomito. Caso a criança não consiga segurar a ânsia, pode-se usar anestésico tópico e ficar atento para não haver erros e ter que a expor a criança novamente aos raios.
É importante procurar um local onde se tenha o máximo de cuidado e experiência, para que não haja nenhum prejuízo infantil na hora do exame.