Traumatismo na Dentição Decídua

Cortes tomográficos axial e sagital , o dente 11, observamos acentuada dilaceração radicular, em posição transversa e adjacente com o assoalho da cavidade nasal, lado direito.

Dilaceração radicular
O traumatismo na dentição decídua é frequente e pode causar consequências na erupção dos dentes sucessores permanentes, como a formação de odontoma, alterações dos germes dentários em formação, dentre elas a hipocalcificação e hipoplasia do esmalte, opacidade das coroas, distúrbios na erupção, dilaceração coronária ou radicular. Os germes dentários dos incisivos permanentes superiores tem estreita relação com as raízes de seus antecessores, levando a permanentes anomalias ou deformidades.

O exame tomográfico é de fundamental importância para complementar o diagnóstico e planejamento de tratamentos traumáticos e de anomalias. No caso da dilaceração radicular, a radiografia periapical, panorâmica e/ou oclusal são eficientes para diagnosticar essa anomalia de forma. Entretanto como é um exame bidimensional de uma estrutura tridimensional, é na tomografia computadorizada que teremos maior precisão.

DRX Radiologia tem os melhores equipamentos do mercado, serviços de qualidades e imagens on-line. Conheça nossos trabalhos na Radiologia e Tomografia Odontológica.